JUSTIFICATIVA
A disciplina de
Matemática sempre teve papel fundamental para a evolução da humanidade, por
exemplo, na Grécia clássica os filósofos recorriam a ela para demonstrar suas
idéias e comprovar seus experimentos, a ponto de Platão escrever na entrada de
sua academia a frase: “Que ninguém que ignore a Matemática entre aqui”,
ressaltando sua importância. Por volta do séc XV na era conhecida como a dos
grandes descobrimentos, da conquista e da colonização, a Matemática também teve
papel decisivo devido à expansão dos sistemas educacionais impulsionado
principalmente pela escrita e pelo sistema de numeração dando o registro de
quantidades, de operações aritméticas de tabelas auxiliando a navegação,
registros de dados astronômicos, inclusive pelo livro que marca o inicio da
ciência moderna de Isaac Newton com o título de “Philosophiae Naturalis
Principia Mathematica”.
Nesses relatos podemos perceber a utilização da Matemática
para resolver problemas reais, ou seja, algo prático e útil. Mas isso não é o
que vemos atualmente em nossas escolas de ensino fundamental, pelo contrário
presenciamos uma insistência em se ensinar uma Matemática que não seja
interessante, que desmotive o aluno, uma vez que não sabem onde aplicá-la.
Frente a essa problemática propomos esse Projeto, Gincana de
Matemática e Interdisciplinaridades, que pretende proporcionar atividades
dinâmicas usando algumas disciplinas da Matemática, entre elas História da
Matemática, Prática de Ensino de Matemática e Políticas Educacionais e
Organização da Educação Básica.
Pretendemos proporcionar
um dia de atividade recreativa onde o espetáculo será a Matemática para mostrar
aos alunos participantes que ainda podemos encontrar prazer em estudar e fazer uso
de elementos matemáticos que são vistos em sala de aula e aplicados na escola
para facilitar o aprendizado.
Esta atividade torna-se relevante, uma vez
que, a orientação proposta nos PCNs está situada nos princípios construtivistas
e apóia-se em um modelo de aprendizagem que reconhece a participação
construtiva do aluno, a intervenção do professor nesse processo e a escola como
espaço de formação e informação em que a aprendizagem de conteúdos e
desenvolvimento de habilidades operatórias favoreça a inserção do aluno na
sociedade que o cerca e, progressivamente, em um universo cultural mais amplo.
Pra que essa orientação se transforme em uma realidade concreta é essencial a
interação do sujeito com o objeto a ser conhecido e assim, a multiplicidade na
proposta de atividades diferenciadas utilizando métodos diferentes, entre eles
os jogos que concretiza e materializa essas interações. Ao lado dessa função,
essa atividades também se prestam a multidisciplinaridade e, dessa forma,
viabilizam a atuação do próprio aluno na tarefa de construir significados sobre
os conteúdos de sua aprendizagem e explorar de forma significativa os temas
transversais (meio ambiente, pluralidade cultural) que estruturam a formação
doa aluno/cidadão. Esses temas não constituem novas disciplinas, mas atravessam
áreas do currículo, e dessa formas, devem ser desenvolvidos em momento
oportuno, como nesse caso, Gincana de Matemática e Interdisciplinaridades, por qualquer
professor, inspirado por acontecimentos que se tornam marcantes no momento
vivido pela comunidade escolar seja ela do ensino superior, médio ou
fundamental.
OBJETIVOS
Geral:
- Proporcionar uma matemática de forma significativa, para
que o aluno construa seus próprios conceitos do objeto estudado, e com isso
despertando-os pelos novos conhecimentos.
Específicos:
- Promover o ensino
de Matemática de forma significativa;
- Estimular o trabalho em
grupo;
- Motivar o participação do
aluno nas atividades propostas pela escola;
- Desenvolver raciocínio lógico;
- Proporcionar um
período de atividades, tendo como tema central a Matemática e suas interdisciplinaridades;
- Propor desafios e atividades que envolvam
o ensino de operações fundamentais, frações, números decimais, tabuadas,
geometria, álgebra, equações entre outros;
- Desenvolver uma gincana com provas que
envolvam as diferentes áreas de ensino (disciplinas) usando
o cotidiano dos alunos, e premiando os participantes;
- Promover a integração entre professores e alunos e entre universidade
e escola;
- Mostrar que a Matemática pode
ser aprendida de forma descontraída;
- Despertar o interesse pela disciplina de Matemática;
- Auxiliar alunos para que construam seu próprio conhecimento.
METODOLOGIA
A gincana da Matemática será desenvolvida a
partir da utilização de Resolução de Problemas, desafios e atividades que
envolvam conteúdos matemáticos que
promovam o processo ensino e aprendizagem.
Todos sujeitos envolvidos neste projeto deverão participar ativamente.
Teremos um animador para o sucesso do
evento.
Os alunos serão divididos em equipes.
Cada equipe escolherá uma cor para diferenciá-los das demais.
As provas serão no nível de cada equipe a fim de não proporcionar uma
concorrência desleal.
Cada equipe indicará um Professor como padrinho da equipe para auxiliá-los.
Algumas provas serão entregues antes do dia da Gincana.
Os Participantes deste Projeto
ficarão responsáveis pelas provas, pelo desenvolvimento, pelos resultados,
entre outros.
A maioria das provas serão entregues no decorrer do dia da Gincana.
ETAPAS DO PROJETO:
·
Definir os grupos participantes e suas respectivas tarefas;
·
Elaborar um programa do conteúdo a ser trabalhado;
·
Aplicação propriamente dita;
·
Avaliação.
DESENVOLVIMENTO DO PROJETO
·
Cantar o Hino Nacional;
·
Apresentação grupo de dança;
·
Apresentação judô.
Início da gincana
1º Prova - Corrida do saco
Cada equipe deverá escolher cinco
integrantes para participar da corrida.
O participante
escolhido resolverá contas de multiplicações que serão entregues um por um para
cada integrante, além de um saco grande e deverá ficar no local indicado pelos
fiscais, após conseguirem o resultado os fiscais verificarão se a resposta é
correta, caso contrario o aluno deverá
voltar e buscar a resposta correta.
Ao serem entregues as multiplicações
eles farão uma competição de corrida de sacos até onde estiver outra caixa com
o resultado da operação que lhe foi dada, lá entre varias respostas procurarão
a correta. Assim quem conseguir trazer a resposta de
todas as multiplicações com menor tempo ganhará o jogo.
2º Prova – Grito de Guerra
Cada equipe apresentará um grito
de guerra, o qual deverá ser em Língua Espanhola. Serão avaliados o conteúdo e
a apresentação.
3º Prova - Quadrado e Triângulo
Mágico
Cada equipe escolherá dois alunos
para participar da prova. O quadrado mágico será de acordo com o nível da cada
equipe, o participante que resolver em
menor tempo vence o jogo.
4º Prova- Hino de Ponta Porã
Um dos convidados escolherá um
aluno(a) de cada equipe para
participar. O participante que
cantar o Hino sem cometer erros vencerá o jogo.
5º Prova – Perguntas e Respostas
Cada equipe escolherá um dos integrantes para participar da prova.
O participante responderá a três questões de Matemática tem a maior pontuação aquele que acerar todas.
6º Prova - Paródias
Cada equipe apresentará uma
parodia envolvendo a disciplina de matemáticas e o conteúdo estudado em sala.
Serão avaliados o texto da paródia e a apresentação.
7º Prova – Jogo de xadrez
Cada equipe escolherá um
integrante para participar da competição. A
professora de Educação Física
definirá como será o jogo.
8º Prova – Melhor piada
Cada equipe escolherá um
integrante para participar da prova, vence a equipe que melhor atrair a atenção
do publico e fazer todos sorrirem.
9º Prova – História da Matemática
Cada equipe escolherá um
personagem da matemática criador de alguns conteúdos estudados ex: Talles,
Pitágoras, Arquimedes, etc. Um dos integrantes estará caracterizado do
personagem enquanto o outro ira ler um pequeno texto contendo as contribuições feitas
para a sociedade.
10º- Prova – Tangran
Na disciplina da Artes ao
alunos pintaram os tangrans, da sala foi
escolhido o tangran mais bonito. Cada equipe terá um tangran para competir, o
mais criativo vence a competição entre as equipes.
11º - Tangran – Geometria
Cada equipe escolherá três integrantes para participar da prova, sendo
um de cada vez, os participantes resolverão atividades envolvendo figuras
geométricas e áreas.
12º Prova – Antiguidades
12.1 – Cada equipe devera apresentar um livro de matamática mais antigo,
devendo este conter o ano da edição. Tem a melhor pontuação o que for mais
antigo.
12.2 – Cada equipe deverá apresentar
uma cédula ( dinheiro) mais antiga, não vale moedas. Tem a melhor
pontuação o que for mais antigo.
12.3 – Cada equipe deverá apresentar um calendário mais antigo. Tem a
melhor pontuação o que for mais antigo.
12.4 – Cada equipe deverá apresentar uma foto antiga de Ponta Porã, não
vale foto copiada da internet e impressa atualmente. Tem a melhor pontuação a
que for mais antigo.
13º -
Prova – Situação- problema
Cada equipe receberá um envelope
contendo uma situação- problema, a equipe que resolver o problema em menor
tempo vence o jogo.
14º - Prova – Competição das bexigas
Em um varal ou painel, haverá
varias bexigas, em cada bexiga haverá uma questão a qual poderá ser interdisciplinar ou
atualidades. Cada integrante da equipe responde
apenas uma questão. Vence o jogo a que acertar o maior número de questões.
RECURSOS:
· - Quadra de esporte
onde acontecerá a gincana;
· - Equipamento de som, tais como: microfone,
caixa de som, mesa de som, radio ou DVD, data show;
· - Máquina fotográfica;
· - Bexigas, canetas, cadernos e tabuleiros de
xadrez;
· - Papel sulfite, fotocópias, calculadoras,
cronômetros;
· - Auxílio da comunidade escolar;
· - Professores para padrinhos e monitores das
equipes;
· - Objeto que diferencie as equipes por
cores. Ex. Coletes, banda, fita, camisetas;
· - Material para torcida.
AVALIAÇÃO:
· Por meio de
Formulário de Freqüência;
· por meio da
colaboração, participação e envolvimento na gincana;
· por meio de
relatórios elaborados pelos e alunos referente a importância das atividades da
gincana para o processo ensino e aprendizagem;
· por meio de
relatório elaborado pelos professores envolvidos, em relação ao desempenho e participação
individual;
· premiação com
certificados e medalhas para os participantes;
· envolvimento da
direção, coordenação e professores da escola;
· pontuação em cada
modalidade de provas e pontuação final.
CONSIDERAÇÕES
FINAIS:
Esperamos
com o Projeto Gincana de Matemática e Interdisciplinaridades, proporcionar
momentos de aprendizagem de forma
lúdicas que faça com que o aluno crie gosto pela matemática, faça relações
entre os conteúdos das diversas áreas do
currículo, perceba que a mesma esta importância do trabalho em equipe, etc.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
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PERRENOUP, P. Dez
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MACHADO, N. J. Matemática e educação: alegorias, tecnologias
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