quarta-feira, 23 de maio de 2012

Gincana de Matemática e suas interdisciplinaridades


JUSTIFICATIVA

     A disciplina de Matemática sempre teve papel fundamental para a evolução da humanidade, por exemplo, na Grécia clássica os filósofos recorriam a ela para demonstrar suas idéias e comprovar seus experimentos, a ponto de Platão escrever na entrada de sua academia a frase: “Que ninguém que ignore a Matemática entre aqui”[1], ressaltando sua importância. Por volta do séc XV na era conhecida como a dos grandes descobrimentos, da conquista e da colonização, a Matemática também teve papel decisivo devido à expansão dos sistemas educacionais impulsionado principalmente pela escrita e pelo sistema de numeração dando o registro de quantidades, de operações aritméticas de tabelas auxiliando a navegação, registros de dados astronômicos, inclusive pelo livro que marca o inicio da ciência moderna de Isaac Newton com o título de “Philosophiae Naturalis Principia Mathematica”[2].
Nesses relatos podemos perceber a utilização da Matemática para resolver problemas reais, ou seja, algo prático e útil. Mas isso não é o que vemos atualmente em nossas escolas de ensino fundamental, pelo contrário presenciamos uma insistência em se ensinar uma Matemática que não seja interessante, que desmotive o aluno, uma vez que não sabem onde aplicá-la.
Frente a essa problemática propomos esse Projeto, Gincana de Matemática e Interdisciplinaridades, que pretende proporcionar atividades dinâmicas usando algumas disciplinas da Matemática, entre elas História da Matemática, Prática de Ensino de Matemática e Políticas Educacionais e Organização da Educação Básica.
      Pretendemos proporcionar um dia de atividade recreativa onde o espetáculo será a Matemática para mostrar aos alunos participantes que ainda podemos encontrar prazer em estudar e fazer uso de elementos matemáticos que são vistos em sala de aula e aplicados na escola para facilitar o aprendizado.
     Esta atividade torna-se relevante, uma vez que, a orientação proposta nos PCNs está situada nos princípios construtivistas e apóia-se em um modelo de aprendizagem que reconhece a participação construtiva do aluno, a intervenção do professor nesse processo e a escola como espaço de formação e informação em que a aprendizagem de conteúdos e desenvolvimento de habilidades operatórias favoreça a inserção do aluno na sociedade que o cerca e, progressivamente, em um universo cultural mais amplo. Pra que essa orientação se transforme em uma realidade concreta é essencial a interação do sujeito com o objeto a ser conhecido e assim, a multiplicidade na proposta de atividades diferenciadas utilizando métodos diferentes, entre eles os jogos que concretiza e materializa essas interações. Ao lado dessa função, essa atividades também se prestam a multidisciplinaridade e, dessa forma, viabilizam a atuação do próprio aluno na tarefa de construir significados sobre os conteúdos de sua aprendizagem e explorar de forma significativa os temas transversais (meio ambiente, pluralidade cultural) que estruturam a formação doa aluno/cidadão. Esses temas não constituem novas disciplinas, mas atravessam áreas do currículo, e dessa formas, devem ser desenvolvidos em momento oportuno, como nesse caso, Gincana de Matemática e  Interdisciplinaridades, por qualquer professor, inspirado por acontecimentos que se tornam marcantes no momento vivido pela comunidade escolar seja ela do ensino superior, médio ou fundamental.

OBJETIVOS

 Geral:

- Proporcionar uma matemática de forma significativa, para que o aluno construa seus próprios conceitos do objeto estudado, e com isso despertando-os pelos novos conhecimentos.
Específicos:
 - Promover o ensino de Matemática de forma significativa;
    - Estimular o trabalho em grupo;
    - Motivar o participação do aluno nas atividades propostas pela escola;
  - Desenvolver raciocínio lógico;
    - Proporcionar um período de atividades, tendo como tema central a  Matemática e suas interdisciplinaridades;

    - Propor desafios e atividades que envolvam o ensino de operações fundamentais, frações, números decimais, tabuadas, geometria, álgebra, equações entre outros;
   - Desenvolver uma gincana com provas que envolvam as diferentes áreas de ensino (disciplinas)  usando  o cotidiano dos alunos, e premiando os participantes;
    - Promover a integração entre professores e alunos e entre universidade e escola;
    - Mostrar que a Matemática pode ser aprendida de forma descontraída;
    - Despertar o interesse pela disciplina de Matemática;
    - Auxiliar alunos para que construam seu próprio conhecimento.

METODOLOGIA


      A gincana da Matemática será desenvolvida a partir da utilização de Resolução de Problemas, desafios e atividades que envolvam conteúdos matemáticos  que promovam o processo ensino e aprendizagem.
   Todos sujeitos envolvidos neste projeto deverão participar ativamente.
   Teremos um animador para o sucesso do  evento.
   Os alunos serão divididos em equipes.
   Cada equipe escolherá uma cor para diferenciá-los das demais.
   As provas serão no nível de cada equipe a fim de não proporcionar uma concorrência desleal.
   Cada equipe indicará um Professor como     padrinho da equipe para auxiliá-los.
   Algumas provas serão entregues antes do dia da Gincana.
Os Participantes deste Projeto ficarão responsáveis pelas provas, pelo desenvolvimento, pelos resultados, entre outros.
    A maioria das provas serão  entregues no decorrer do dia da Gincana.
   

ETAPAS DO PROJETO:


·           Definir os grupos participantes e suas respectivas tarefas;
·           Elaborar um programa do conteúdo a ser trabalhado;
·           Aplicação propriamente dita;
·           Avaliação.


DESENVOLVIMENTO DO PROJETO


·           Cantar o Hino Nacional;

·           Apresentação grupo de dança;

·           Apresentação judô.


Início da gincana

1º Prova - Corrida do saco
Cada equipe deverá escolher cinco integrantes para participar da corrida.
           O participante escolhido resolverá contas de multiplicações que serão entregues um por um para cada integrante, além de um saco grande e deverá ficar no local indicado pelos fiscais, após conseguirem o resultado os fiscais verificarão se a resposta é correta, caso contrario  o aluno deverá voltar  e buscar a resposta correta.
           Ao serem entregues as multiplicações eles farão uma competição de corrida de sacos até onde estiver outra caixa com o resultado da operação que lhe foi dada, lá entre varias respostas procurarão a correta. Assim quem conseguir trazer a resposta de todas as multiplicações com menor tempo ganhará o jogo.

2º Prova – Grito de Guerra
Cada equipe apresentará um grito de guerra, o qual deverá ser em Língua Espanhola. Serão avaliados o conteúdo e a apresentação.

3º Prova  - Quadrado e Triângulo Mágico
Cada equipe escolherá dois alunos para participar da prova. O quadrado mágico será de acordo com o nível da cada equipe,  o participante que resolver em menor tempo vence o jogo.

4º Prova- Hino de Ponta Porã
Um dos convidados escolherá um aluno(a) de cada equipe para        
participar. O participante que cantar o Hino sem cometer erros vencerá o jogo.

5º Prova – Perguntas e Respostas
Cada equipe escolherá  um dos integrantes para participar da prova. O participante responderá a três questões de Matemática  tem a maior pontuação aquele que acerar todas.

6º Prova - Paródias
Cada equipe apresentará uma parodia envolvendo a disciplina de matemáticas e o conteúdo estudado em sala. Serão avaliados o texto da paródia e a apresentação.

7º Prova – Jogo de xadrez
Cada equipe escolherá um integrante para participar da competição. A  professora de Educação Física  definirá como será o jogo.

8º Prova – Melhor piada
Cada equipe escolherá um integrante para participar da prova, vence a equipe que melhor atrair a atenção do publico e fazer todos sorrirem.

9º Prova – História da Matemática
Cada equipe escolherá um personagem da matemática criador de alguns conteúdos estudados ex: Talles, Pitágoras, Arquimedes, etc. Um dos integrantes estará caracterizado do personagem enquanto o outro ira ler um pequeno texto contendo as contribuições feitas para a sociedade.

10º- Prova – Tangran
Na disciplina da Artes ao alunos  pintaram os tangrans, da sala foi escolhido o tangran mais bonito. Cada equipe terá um tangran para competir, o mais criativo vence a competição entre as equipes.

11º - Tangran –  Geometria
 Cada equipe escolherá três integrantes para participar da prova, sendo um de cada vez, os participantes resolverão atividades envolvendo figuras geométricas e áreas.

12º Prova – Antiguidades
     12.1 – Cada equipe devera apresentar um livro de matamática mais antigo, devendo este conter o ano da edição. Tem a melhor pontuação o que for mais antigo.
     12.2 – Cada equipe deverá apresentar  uma cédula ( dinheiro) mais antiga, não vale moedas. Tem a melhor pontuação o que for mais antigo.
     12.3 – Cada equipe deverá apresentar um calendário mais antigo. Tem a melhor pontuação o que for mais antigo.
    12.4 – Cada equipe deverá apresentar uma foto antiga de Ponta Porã, não vale foto copiada da internet e impressa atualmente. Tem a melhor pontuação a que for mais antigo.

 13º - Prova – Situação- problema
Cada equipe receberá um envelope contendo uma situação- problema, a equipe que resolver o problema em menor tempo vence o jogo.

14º - Prova – Competição das bexigas
Em um varal ou painel, haverá varias bexigas, em cada bexiga haverá uma questão  a qual poderá ser interdisciplinar ou atualidades. Cada integrante da equipe  responde apenas uma questão. Vence o jogo a que acertar o maior número de questões.

RECURSOS:


·      - Quadra de esporte onde acontecerá a gincana;
·         - Equipamento de som, tais como: microfone, caixa de som, mesa de som, radio ou DVD, data show;
·         - Máquina fotográfica;
·         - Bexigas, canetas, cadernos e tabuleiros de xadrez;
·        - Papel sulfite, fotocópias, calculadoras, cronômetros;
·         - Auxílio da comunidade escolar;
·         - Professores para padrinhos e monitores das equipes;
·         - Objeto que diferencie as equipes por cores. Ex. Coletes, banda, fita, camisetas;
·         - Material para torcida.

AVALIAÇÃO:


·      Por meio de Formulário de Freqüência;
·      por meio da colaboração, participação e envolvimento na gincana;
·      por meio de relatórios elaborados pelos e alunos referente a importância das atividades da gincana para o processo ensino e aprendizagem;
·      por meio de relatório elaborado pelos professores envolvidos,  em relação ao desempenho e participação individual;
·      premiação com certificados  e medalhas para os participantes;
·      envolvimento da direção, coordenação e professores da escola;

·      pontuação em cada modalidade de provas e pontuação final.





CONSIDERAÇÕES FINAIS:


Esperamos com o Projeto Gincana de Matemática e Interdisciplinaridades, proporcionar momentos de aprendizagem  de forma lúdicas que faça com que o aluno crie gosto pela matemática, faça relações entre os conteúdos  das diversas áreas do currículo, perceba que a mesma esta importância do trabalho em equipe, etc.
 

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:


ALVES, E. M. S. A ludicidade e o ensino da Matemática: uma prática possível. Campinas: Papirus, 2001.

BRASIL.MEC. Referenciais para Formação de Professores. Brasília: MEC/SEF, 1999.

BRASIL.MEC. Secretaria do Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática. Primeiro e Segundo ciclos. Brasília: MEC/SEF, 1997.

BRASIL.MEC. Secretaria do Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática. Terceiro e Quarto. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL.MEC. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática. Ensino Médio. Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: MEC/SEMT, 1999.

CARRAHER, T. N. Na vida dez, na escola zero. São Paulo: Cortez, 1995.

FAZENDA, I. C. A. (org.). Dicionário em construção: Interdisciplinaridade. São Paulo: Cortez, 2001.

GARCIA, T.M.F.B. Matemática: Educação e desenvolvimento do senso crítico. São Paulo: Brasil, 1989.

PERRENOUP, P. Dez novas competências para ensinar: convite a viagem. Porto Alegre: Art Méd, 2000.

MACHADO, N. J. Matemática e educação: alegorias, tecnologias e temas afins
São Paulo: Cortez, 1992.




[1] BOYER,C.B.,p58.
[2] D’AMBROSIO,U.2002,VII EPREM.

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