quarta-feira, 18 de maio de 2011

O Alfabeto - Aline Barros

Lindo vídeo da Cantora Aline Barros, mostrando o Alfabeto e a Libras - Linguagem de Sinal Brasileira.


Postado por: Dani

terça-feira, 17 de maio de 2011

Homenagem ao Dia das Mães

                                     




                      A homenagem do dia das Mães foi realizada com uma palestra com a agente de saúde do PSF do bairro, benção de um pastor e sorteio de brindes.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Projeto Páscoa






Projeto Higiene


Projeto Circo - Extensão Profº Antonio Teixeira



Os alunos da Educação Infantil trabalham em forma de Projetos que são desenvolvidos durante o ano letivo.

Projeto Alfabetização

APRESENTAÇÃO

A alfabetização consiste no aprendizado do alfabeto e de sua utilização como código de comunicação. De um modo mais abrangente, é definida como um processo no qual o indivíduo constrói a gramática e suas variações. Esse processo não se resume apenas na aquisição dessas habilidades mecânicas (codificação e decodificação) do ato de ler, mas na capacidade de interpretar, compreender, criticar, resignificar e produzir conhecimento.
Todas essas capacidades citadas anteriormente só serão concretizadas se os alunos tiverem acesso a todos os tipos de portadores de textos. O aluno precisa encontrar os usos sociais da leitura e da escrita. A alfabetização envolve também o desenvolvimento de novas formas de compreensão e uso da linguagem de uma maneira geral.
A alfabetização de um indivíduo promove sua socialização, já que possibilita o estabelecimento de novos tipos de trocas simbólicas com outros indivíduos, acesso a bens culturais e a facilidades oferecidas pelas instituições sociais. A alfabetização é um fator propulsor do exercício consciente da cidadania e do desenvolvimento da sociedade como um todo.
Assim, a STE auxiliará os professores regentes das salas dos primeiros anos do ensino fundamental neste trabalho tão difícil, que é ensinar a ler e a escrever, utilizando as tecnologias disponíveis na escola.


JUSTIFICATIVA

Cada criança chega à escola em uma fase da alfabetização - o nível de compreensão depende das possibilidades prévias de contato com o mundo da escrita. Apesar de uma classe ter alunos em estágios diferentes de conhecimento, todos podem aprender.
"O ambiente escolar deve ser pensado para propiciar inúmeras interações com a língua escrita", afirma Telma Weisz, especialista em Psicologia Escolar e uma das maiores autoridades em alfabetização no Brasil. O papel do professor é mediar interações. O professor deve planejar com antecedência e constantemente as atividades de leitura e escrita. Por isso, manter-se atualizado com as novas pesquisas didáticas e tecnologias disponíveis é essencial.
Sabendo que a fase da alfabetização requer muito trabalho e dedicação, tanto dos professores dos 1º anos quanto dos alunos e que todas as formas de ajuda é válida, a STE entrará auxiliando-os com novas atividades, jogos educativos e digitação. E nas salas de 2º e 3º anos também faremos atividades de digitação e atividades ligadas a leitura e escrita tiradas da internet e dos cd´s educativos da escola.


OBJETIVO GERAL

Utilizar a Sala de Tecnologia Educacional como prática pedagógica, auxiliando na alfabetização dos alunos dos 1º anos e na aquisição da leitura e escrita dos alunos dos 2º e 3º anos.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Ø       Utilizar atividades relacionadas às letras do alfabeto.
Ø       Desenvolver a codificação e a decodificação.
Ø       Estimular a leitura de textos e a digitação de palavras.
Ø       Conhecer as funções do editor de textos.
Ø       Trabalhar a percepção e a concentração em jogos educativos relacionados às vogais e consoantes.
Ø      Leitura e interpretação de textos de diferentes gêneros.

METODOLOGIA E ESTRATÉGIAS DE AÇÃO

O projeto será desenvolvido através de atividades propostas na internet, jogos educativos e editor de textos. Os alunos farão ditado, leitura de textos e digitação de músicas populares.
Serão apresentados aos alunos os programas já existentes nos computadores e também os sites educativos e blogs que trazem atividades dentro do tema tratado.
Os professores regentes trarão textos para os alunos digitarem no editor de textos (Microsoft Office Word e/ou Br Office Writer).
Nos sites educativos e blogs os alunos farão várias atividades lúdicas com os jogos educativos direcionados para as letras do alfabeto, para leitura e interpretação de textos e  para percepção e concentração.

ATIVIDADES
Ø      Digitação de palavras;
Ø      Ditado;
Ø      Caça-palavras;
Ø      Monta palavras (com letras e com sílabas)
Ø      Figura e letra;
Ø      Ordenando o alfabeto;
Ø      Figura e palavra;
Ø      Leitura de textos de vários gêneros;

CRONOGRAMA
No mês de maio serão feitas atividades lúdicas, ditados, digitação de textos e de palavras.
No mês de junho será feita a leitura de textos e interpretação e criação de textos no editor.

RECURSOS (Aplicativos e Ferramentas Utilizadas)
Ø      Editor de textos ( Microsoft Office Word/ Br office Writer)
Ø      CD 10 – Alfabeto Fônico
Ø      CD 11 – Jogos educativos
Ø      Internet


Avaliação

Será feita através da participação dos alunos nas aulas e também na verificação da aquisição das habilidades pretendidas em cada ano cursado pelos alunos. A avaliação, na verdade, será constante durante todo o transcorrer do projeto. Pois, assim poderemos sanar as dúvidas e problemas diagnosticados durante o referido trabalho.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


Soares, Magda. Alfabetização e letramento. [S.l.]: São Paulo: Contexto, 2003

Revista Nova Escola. Disponível em www.revistaescola.abril.com.br

Cd10 – Alfabeto Fônico

Cd11 – Jogos Educativos

Cd15 – Simuladinho de Português


Sites e blogs utilizados para as atividades propostas:


daniprofessora.blogspot.com

danisan-dani.blogspot.com


www.smartkids.com.br